top of page

Em março de 2012 um pequeno grupo de pessoas sob a coordenação do rotariano Valdir Bruxel,  Governador na época, reuniu-se para fundar um Rotary em Linha Santa Cruz. Bairro de Santa Cruz do Sul, berço da colonização alemã, possuindo 4.500 habitantes.

Tornou-se realidade no dia 18/11/2014 com o nome de “ROTARY CLUB SANTA CRUZ DOS SUL CIDADE ALTA” com 24 associados tendo como padrinho o Rotary Club Santa Cruz do Sul Oeste.

Santa Cruz do Sul é um dos principais núcleos da colonização alemã do Rio Grande do Sul. A Colônia foi fundada por lei provincial em 6 de dezembro de1847. Os primeiros habitantes da cidade vieram dos distantes lugares das regiões do Reno e da Silésia, em 1849. As terras ocupadas pela colônia de Santa Cruz do Sul foram cedidas pelo governo imperial através da lei de 1848 de incentivo à imigração estrangeira. Os imigrantes se estabeleceram na Colônia Picada Velha, hoje conhecida como Linha Santa Cruz. A povoação iniciou em 1849. No local então chamado de Faxinal de João Maria em terras do barão de Cambaí, com a instalação de cinco famílias alemãs O primeiro diretor foi Johann Manin Buff. Apesar da maioria dos imigrantes serem agricultores, muitos eram artesãos e foram instalados na colônia. Por exemplo, de um grupo de 71 chefes de família chegados à colónia de Santa Cruz em 1853, constavam 25 artesãos e 46 agricultores. A colônia cresceu rapidamente: em 1849 havia 12 habitantes; em 1852 eram 254, e em 1853 ocorreu um incremento de 692 pessoas; em 1859 haviam 2723 habitantes.

O município de Santa Cruz do Sul possui atualmente em torno de 120000 habitantes e a região de Linha Santa Cruz em torno de 4.500 habitantes É nesta região, num ideal e pensamento de "integração de todas as entidades da comunidade Linha Santa Cruzense", que formou-se o Rotary Club Santa Cruz do Sul Cidade Alta.

Sobre O ROTARY Club Cidade Alta

Rotary Club Santa Cruz do Sul Cidade Alta de Linha Santa Cruz - Santa Cruz do Sul.

 

Reuniões todas terças-feiras, às 19:30, junto à sede do SBCE Linha Santa Cruz, situado à Rua Helmut Schuetz, 480 - Loteamento Imigrante I - CEP 96822 - 415.

 

 

Sobre o Rotary


O ROTARY é uma organização de líderes de negócios e profissionais, unidos no mundo inteiro, que prestam serviços humanitários, fomentam um elevado padrão de ética em todas as profissões e ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo.

O objetivo do Rotary
O objetivo do ROTARY é estimular e fomentar o ideal de Servir como base de todo empreendimento digno, promovendo e apoiando

Primeiro: O desenvolvimento do companheirismo, como elemento capaz de proporcionar oportunidade de servir;
Segundo: O reconhecimento do mérito de toda ocupação útil e a difusão das normas de ética profissional;
Terceiro: A melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um na vida pública e privada.
Quarto: A aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando à consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações.


A Prova Quádrupla
Em 1932, o rotariano Herbert J. Taylor criou a Prova Quádrupla, um código de ética adotado pelo Rotary 11 anos mais tarde. A Prova, traduzida em mais de 100 idiomas, consiste nas seguintes perguntas:

Do que nós pensamos, dizemos ou fazemos

1. É a VERDADE?
2. É JUSTO para todos os interessados?
3. Criará BOA VONTADE e MELHORES AMIZADES?
4. Será BENÉFICO para todos os interessados?

 

Lemas

 

Os lemas presidenciais foram instituídos a partir do ano rotário do Cinquentenário de fundação do primeiro Rotary Club (1955-56)

É consagrado como o principal lema do Rotary:

“DAR DE SI ANTES DE PENSAR EM SI”

 

Bastante usado, também é o que diz que:

“MAIS SE BENEFICIA QUEM MELHOR SERVE”.

 

Lema deste Ano Rotário: 2015/2016

“Seja um presente para o mundo”

Os quatro primeiros rotarianos (a partir da esquerda): Gustavus Loehr,  Silvester Schiele, Hiram Shorey e Paul P. Harris. O primeiro clube de  prestação de serviços do mundo, o Rotary Club de Chicago, foi formado em 23 de fevereiro de 1905 por Paul P. Harris, um  advogado que queria reproduzir em um grupo profissional o mesmo espírito de amizade que caracterizava as  cidades pequenas de sua juventude.

 

 

 

O nome “Rotary” surgiu devido ao sistema inicial de rodízio das reuniões, que eram alternadas entre os escritórios dos integrantes do grupo. O Rotary tornou-se cada vez mais popular e, dentro de uma década, clubes foram fundados em diversas cidades dos Estados Unidos, como São Francisco e Nova York, e em Winnipeg, no Canadá. Em 1921, o Rotary contava com clubes nos seis continentes e um ano mais tarde adotou o nome Rotary International.   À medida que a organização crescia, sua missão expandiu-se além dos interesses profissionais e sociais de seus integrantes. Rotarianos começaram a angariar recursos e utilizar suas habilidades em benefício de comunidades necessitadas. O ideal da entidade está refletido em seu lema, Dar de Si Antes de Pensar em Si.   Em julho de 1925, havia mais de 2.000 Rotary Clubs integrados por mais de 108.000 rotarianos. O prestígio da organização atraiu a seu quadro associativo presidentes, primeiros-ministros e personalidades ilustres, entre eles o escritor Thomas Mann, o diplomata Carlos P. Romulo, o humanitário Albert Schweitzer e o compositor Jean Sibelius.

 

bottom of page